Inauguração do Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago

Inauguração do Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago

Enquadrado nas iniciativas do Roteiro levantado do chão, teve lugar no passado dia 16 de novembro, a inauguração do Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago.

A cerimónia teve início no Auditório da Biblioteca Almeida de Faria e contou a presença de diversas entidades, que em conjunto apoiaram a realização deste Roteiro, seguindo depois o descerrar da placa no Centro Interpretativo.

O Roteiro Literário Levantado do Chão é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em parceria com a Fundação José Saramago, Museu do Aljube, Câmaras Municipais de Lisboa e de Évora, Juntas de Freguesia do Concelho de Montemor-o-Novo e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, financiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Turismo de Portugal.

O Roteiro Literário Levantado do Chão disponibiliza uma rede de percursos, que interliga Montemor-o-Novo a Évora e a Lisboa, e de pontos de interesse que visam dar a conhecer as principais referências históricas da obra Levantado do Chão, assim como aspetos biográficos sobre o autor José Saramago e a sua estadia em Lavre.

Esta iniciativa contou com a presença e intervenção da Vogal da Junta de Freguesia da União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras, Alexandra Serôdio.