Ciclo da Primavera 2024 - KO - Kalimotxo Orkestar - São Geraldo

Ciclo da Primavera 2024 - KO - Kalimotxo Orkestar - São Geraldo

Teve lugar no passado dia 29 de junho, em São Geraldo, o último espetáculo do Ciclo da Primavera 2024 com os KO - Kalimotxo Orkestar.

A Kalimotxo Orkestar nasceu como Peña Kalimotxo (PK) em 2008, pela mão do Bruno que juntou amigos, uns músicos, como ele, outros não.

A ideia era curtir o Festival de Lavre. Prepararam, então, alguns temas e tocaram pela primeira vez no Festival de 2008 em apresentações espontâneas e também com um caráter mais formal, no cortejo! O resultado foi muito positivo! O ambiente que se gerou no seio e em torno da PK permitiu desenvolver rapidamente o seu nível artístico.

Os músicos aderiram fanaticamente ao estilo balcânico das Brass Band do leste europeu, inspirados pelos Fanfare Ciocarlia, que na altura faziam furor entre os membros. Os animadores encontraram o seu espaço artístico na reprodução das mais loucas e populares coreografias que se iam destacando no espaço da música dita comercial. Este cocktail fez da PK uma formação amplamente requisitada.

Em 2013 estrearam-se em concerto. Foi no Festival de Lavre, como não poderia deixar de ser...

Em palco, optaram por, pontualmente, convidar músicos relevantes do seu panorama artístico a tocar com eles. Rodrigo Leão, Celina da Piedade, Ricardo Ribeiro e Manuel João Vieira alinharam no desafio balcânico, bem como quatro dos mais virtuosos instrumentistas nacionais nas suas respetivas áreas: o guitarrista David Piçarra, o acordeonista João Frade, o tubista Gil Gonçalves e o trompetista Gileno Santana.

Como convidado regular da PK em concerto, contaram com a colaboração do cantor e violinista Gil Dionísio.

O seu trabalho de estúdio resultou no lançamento de um CD em finais de 2014, que reúne algumas das músicas mais marcantes do seu histórico até esse momento.

Volvidos quatro anos, lançaram o seu segundo álbum, este para assinalar os 10 anos de existência. Neste álbum voltaram a trabalhar com alguns dos músicos com quem já tinham colaborado: aos quais juntaram Pedro Jóia, o coro Ricercare e Edgar Valente, que empresta atualmente a sua voz à Kalimotxo Orkestar em concerto.

A 29 de julho de 2018, foi a data em que subiu ao palco pela primeira vez a Kalimotxo Orkestar, rumo a um futuro no mínimo... balcânico!