Lançamento do romance "Sertório, uma história de Vila Nova"

Lançamento do romance "Sertório, uma história de Vila Nova"

Deu-se hoje a apresentação oficial do romance do Professor João Luís Nabo, "Sertório, uma história de Vila Nova".

Vila Nova foi, durante a vigência do Estado Novo, palco de lutas políticas que opunham pessoas nascidas na mesma terra, mas em berços diferentes. Esta narrativa dá-nos então a conhecer o mistério que envolve a relação entre dois filhos de opositores ao regime, Valdemar e Sebastião - uma amizade sem fronteiras mas que, em determinado momento, seria profundamente afetada por terríveis acontecimentos vividos pelo povo.

A amizade devia ser mais importante do que as diferenças que nos afastam uns dos outros. O mais difícil, porém, é ignorar o que nos separa de forma indizível e incontornável em nome de valores mais altos, como a família e a estabilidade social da terra.

Vila Nova é, pois, o palco onde se mostram, sobretudo, os excessos da vida, inerentes aos sentimentos mais primitivos da condição humana, e os consequentes arrependimentos que nada podem resolver. Pelo menos, a curto prazo. Pelo menos, em Vila Nova, povoação do Alentejo onde a honra está acima de todas as coisas.

Morte, tortura, dor, ausência, perda, entrega, submissão, orgulho são conceitos que, ao longo da ação, atingem novos significados ao serem sentidos e vividos por personagens sublimes.

Desejamos assim o maior sucesso a esta magnifica obra, cuja edição contou justamente com o apoio da União de Freguesias.